Introdução ao Big Data

Muito se tem dito sobre Big Data, tentarei neste post adicionar mais lenha na fogueira ou quem sabe dar mais informações úteis sobre

Big Data = ( Volume + Variedade + Velocidade + Veracidade + Valor)

Segundo a Wikipédia Big Data é?

Big Data é um termo amplo para conjuntos de dados muito grandes ou complexos que aplicativos de processamento de dados tradicionais são insuficientes. Os desafios incluem análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade.

O termo simplesmente muitas vezes se refere ao uso de análise preditiva e de alguns outros métodos avançados para extrair valor de dados, e raramente a um determinado tamanho do conjunto de dados. Grande precisão nos dados podem levar à tomada de decisões com mais confiança. E melhores decisões podem significar uma maior eficiência operacional, redução de risco e redução de custos

Hummm, deixa ver se eu entendi, é um monte de informações, algumas relevantes e outras nem tantos que estão todas no mesmo conjunto de dados e que nos modelos tradicionais de banco de dados (relacionais, coluna, chave primária…) não dá para fazer acontecer! então surge o Big Data que nos ajudará a armazenar, processar e analisar esta grande massa de dados.

Morpheus fez a mesma coisa com NEO, ele disse tome a pílula Azul e volte para a sua vida cotidiana, onde você está acostumado e tudo será igual onde você acha que está no controle…se não foi isso que ele disse foi algo parecido!

Morpheus

O que fez o NEO, garoto esperto, sabe das coisas, já estava cansado daquela vidinha onde tudo não era o que parecia, ainda mais com aquele seu chefe que não tinha a menor noção de Scrum e queria tudo para ontem (tá isso eu inventei) mandou a pílula vermelha goela abaixo… e o que aconteceu ele acordou em um novo mundo, um mundo repleto de informação, tudo a um clique ou a um bit de distância….

Opa, para tudo… lembrei de uma coisa! Muito importante!
Você não sabe quem é Morpheus, muito menos NEO
e Matrix lhe parece nome de Carro elétrico?

Humm temos um problema…
lhe ofereço a pílula azul e você pode voltar
para a sua vida ilusória e superficial

BluePill

ou….

você pode escolher a pílula vermelha e conhecer
um complexo mundo inteiramente novo!

Redpill

…..

O que vai ser?
Escolha sabiamente pois esta decisão terá
sérias consequências para o seu futuro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s